Día de Reyes

Você sabia que o dia de Reis é mais importante que o Natal?

O Día de Reyes é celebrado em 6 de janeiro e encerra o ciclo natalino espanhol. Ele rememora a visita dos três Reis Magos (Melchor, Gaspar e Baltasar) ao Menino Jesus. Para muitas famílias, especialmente com crianças, é mais esperado que o Natal, porque é quando chegam os presentes principais e as férias escolares ainda não terminaram.

Preparativos e “cabalgatas” (5 de janeiro)

Um dia antes da “chegada” dos Reis Magos, cada cidade da Espanha, seja grande, pequena ou muito pequena, recebe a Cabalgata, o desfile em que os Reis Magos juntos com os seus ajudantes distribuem doces e balas. O desfile lembra os desfiles de carnaval do Rio de Janeiro, com personagens e carros alegóricos.
Porém, na Cabalgata tudo é pensado para homenagear os Reis Magos. A família toda se reúne para assistir a Cabalgata: pai, mãe, filhos, avós.
É muito comum ver os pais transportarem dentro do metrô escadas de até 4,5 degraus, para garantir que seus filhos possam ver o desfile. As ruas ficam lotadas e não é fácil conseguir um espaço que garanta uma boa visão.                Nessa noite as crianças deixam sapatos à vista e água/comida para os camelos.

Ao longo de dezembro, as crianças escrevem cartas aos Reis (há “correios reais” e oficinas em praças e shoppings). A tradição diz que os Reis visitam as casas na madrugada do dia 6; quem “se comportou bem” recebe presentes, e quem não… pode ganhar o tradicional carbón dulce (carvão de açúcar), numa brincadeira popular.

No amanhecer, abrem-se os presentes. Em seguida, a família costuma compartilhar o Roscón de Reyes, um bolo em forma de coroa decorado com frutas cristalizadas. Dentro vão duas surpresas: uma fava (quem encontra “paga” o roscón no ano seguinte) e uma figurinha (quem acha é coroado “rei/rainha” do dia). Chocolate quente acompanha com frequência.

Outras tradições de temporada

Além dos presépios (belenes) montados em praças e igrejas, essa época inclui a Lotería del Niño, sorteio muito popular próximo a 6 de janeiro (um “encerramento” das festas, depois do famoso “El Gordo” de 22/12). Em várias cidades, há versões locais: cabalgatas marítimas, Reis que chegam de bonde ou em trens históricos, e eventos de entrega de cartas.

Qual é o peso cultural hoje?

Embora o Papai Noel tenha ganhado espaço e algumas famílias dividam presentes entre 25/12 e 06/01, o Día de Reyes continua sendo o clímax afetivo das festas na Espanha: Natal é ceia e família; Reyes é magia pública — desfiles, doces e a grande manhã de presentes que fecha as celebrações.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending Posts

Sobre mim

Promotion an ourselves up otherwise my. High what each snug rich far yet easy. In companions inhabiting mr principles at insensible do. Heard their hoped enjoy vexed child.

Artigo Populare

No Posts Found!

Categorias

Edit Template

© 2025 Todos os Direitos Reservados