Você sabia que o dia de Reis é mais importante que o Natal?
O Día de Reyes é celebrado em 6 de janeiro e encerra o ciclo natalino espanhol. Ele rememora a visita dos três Reis Magos (Melchor, Gaspar e Baltasar) ao Menino Jesus. Para muitas famílias, especialmente com crianças, é mais esperado que o Natal, porque é quando chegam os presentes principais e as férias escolares ainda não terminaram.
Preparativos e “cabalgatas” (5 de janeiro)
Um dia antes da “chegada” dos Reis Magos, cada cidade da Espanha, seja grande, pequena ou muito pequena, recebe a Cabalgata, o desfile em que os Reis Magos juntos com os seus ajudantes distribuem doces e balas. O desfile lembra os desfiles de carnaval do Rio de Janeiro, com personagens e carros alegóricos.
Porém, na Cabalgata tudo é pensado para homenagear os Reis Magos. A família toda se reúne para assistir a Cabalgata: pai, mãe, filhos, avós.
É muito comum ver os pais transportarem dentro do metrô escadas de até 4,5 degraus, para garantir que seus filhos possam ver o desfile. As ruas ficam lotadas e não é fácil conseguir um espaço que garanta uma boa visão. Nessa noite as crianças deixam sapatos à vista e água/comida para os camelos.
Ao longo de dezembro, as crianças escrevem cartas aos Reis (há “correios reais” e oficinas em praças e shoppings). A tradição diz que os Reis visitam as casas na madrugada do dia 6; quem “se comportou bem” recebe presentes, e quem não… pode ganhar o tradicional carbón dulce (carvão de açúcar), numa brincadeira popular.
No amanhecer, abrem-se os presentes. Em seguida, a família costuma compartilhar o Roscón de Reyes, um bolo em forma de coroa decorado com frutas cristalizadas. Dentro vão duas surpresas: uma fava (quem encontra “paga” o roscón no ano seguinte) e uma figurinha (quem acha é coroado “rei/rainha” do dia). Chocolate quente acompanha com frequência.
Outras tradições de temporada
Além dos presépios (belenes) montados em praças e igrejas, essa época inclui a Lotería del Niño, sorteio muito popular próximo a 6 de janeiro (um “encerramento” das festas, depois do famoso “El Gordo” de 22/12). Em várias cidades, há versões locais: cabalgatas marítimas, Reis que chegam de bonde ou em trens históricos, e eventos de entrega de cartas.
Qual é o peso cultural hoje?
Embora o Papai Noel tenha ganhado espaço e algumas famílias dividam presentes entre 25/12 e 06/01, o Día de Reyes continua sendo o clímax afetivo das festas na Espanha: Natal é ceia e família; Reyes é magia pública — desfiles, doces e a grande manhã de presentes que fecha as celebrações.