“Muitas palavras em espanhol vêm do árabe, como aldea, albóndiga (almôndega), almohada (travesseiro)… Esta última vem de al mujaddá, que significa “bochecha” (mejilla em espanhol). O nome é esse porque geralmente colocamos a bochecha no travesseiro.
“O espanhol e o português compartilham certas palavras iguais ou semelhantes na escrita e na pronúncia, mas com significados completamente diferentes. São os chamados falsos amigos ou heterosemánticos. Quer um exemplo? Vaso é “copo”, e copo é “floco de neve”.
Uma pessoa que fala espanhol e inglês consegue entender uma a cada três pessoas que se conectam à internet.
O México é o país com o maior número de falantes nativos de espanhol do mundo (cerca de 128 milhões de pessoas), seguido de Colômbia, Espanha, Argentina e Peru.
Os Estados Unidos são o país com o maior número de falantes de espanhol fora de um país hispânico; estima-se que, em 2060, 27,5% da população estadunidense serão hispanos.
Mais de 22 milhões de pessoas estudam espanhol ao redor do mundo.
De acordo com Language Report, do aplicativo Duolingo, o espanhol foi a segunda língua mais estudada no mundo em 2022. Foram 34 países, entre os quais se destacam Estados Unidos e África do Sul.”